27 janeiro, 2009

Direito à Vida

Todo animal tem direito à vida, assim como a criança, a mulher, o homem, o idoso, as florestas, os rios, os mares, os ares.
Cada espécie viva no Universo tem o direito de ter preservadas suas características e de ter assistidas suas necessidades.É preciso que mais e mais pessoas e organizações levantem vozes e bandeiras para resgatar os direitos esquecidos ou desprezados de seres que, quer por serem minoria, quer por não terem voz ativa, estejam preconceituosamente relegados a sub-espécies e sofrendo maus-tratos.
Todos os seres merecem respeito. A informação, a educação e o exemplo despertam, incentivam e consolidam esse respeito. Todos os seres têm direito à melhor qualidade de vida. Dentre eles, os animais e a natureza são nossa principal bandeira.

Segundo Desmond Morris em seu livro O Contrato Animal, precisamos de uma nova Declaração de Direitos para os animais - dez mandamentos que nos forçarão a respeitar nossos Contratos Animais em todos os aspectos:

1 - Nenhum animal será dotado de qualidades imaginárias boas ou más para satisfazer nossas crenças supersticiosas ou preconceitos religiosos.
2 - Nenhum animal será dominado ou degradado para nos divertir
3 - Nenhum animal será mantido em cativeiro a não ser que possam ser dadas a ele ambientações física e social adequadas.
4 - Nenhum animal será mantido como companheiro a não ser que possa adaptar-se facilmente ao modo de vida de seu dono.
5 - Nenhuma espécie animal será levada à extinção devido à perseguição direta ou a aumentos crescentes da população humana.
6 - Nenhum animal sofrerá dor ou angústia para nos proporcionar um esporte.
7 - Nenhum animal será sujeito a sofrimento físico ou mental para fins experimentais desnecessários.
8 - Nenhum animal de fazenda será mantido em ambiente inadequado a fim de fornecer-nos alimento ou produtos agrícolas.
9 - Nenhum animal será explorado pela pele, couro, marfim ou qualquer artigo de luxo.
10 - Nenhum animal será forçado a cumprir tarefas pesadas que lhe causem estresse ou dor.


Texto: Nina Rosa Jacobs - www.institutoninarosa.org.br
Enviar para o Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário