06 abril, 2009

Encontrou um animal na rua pedindo socorro?

Quem está mais sensível á causa animal, enxerga a dura realidade das ruas. Estima-se que em Florianópolis tenha 19 mil animais - entre cães e gatos - vivendo nas ruas. A quantidade aumenta pois quase sua totalidade não está esterilizada. Voce que tem um animal de estimação, que zela pela sua saúde, pelo seu bem estar; comprar mimos como caminhas, roupinhas, brinquedos, banhos semanais ou simplesmente lhe dá amor incondicional, pode imaginar como é dura a vida destes "ciganos". É fácil imaginar o sofrimento deles se fizermos uma troca: nossos protegidos no lugar dos abandonados.

As poucas associações de proteção animal local não possuem sede com espaço físico para canil, nem poderiam ter. Também, não existe na cidade um canil municipal. Floripa tem uma Coordenadoria de Bem Estar Animal que está vinculada ao Centro de Zoonoses, mas que também não funciona como canil. Portanto, voce tem duas opções para abrigár este cão que voce quer tirar da rua: em uma empresa particular de hospedagem canina ou então na sua casa. Isso mesmo, na sua casa.

Membros destas associações, ao assumirem a responsabilidade de tirar da rua um "animal sem dono" para tratamento ou por que este está sendo maltratado, assumem também o onus que vem implicito nesta grande atitude. Tratamento, alimentação e hospedagem, na sua grande maioria (senao de toda maioria) sai do bolso de cada voluntário. Muitos têm suas finanças totalmente comprometidas com a atividade de proteção.

Resumindo: este lugar maravilhoso, feito para o bem estar dos animais abandonados, com ampla área verde, estoque de comida, assitencia veterinária, e tantas outras fantasias que imaginamos, NÃO EXISTE.


Então, se vc encontrou um animal na rua, que precisa de ajuda, veja como proceder:

- Ferimentos: cuidado ao tocá-lo, alguns animais quando estão sob estado de dor, reagem mordendo. Caso ele precise ser removido, coloque um pano sobre ele e retire-o cuidadosamente. Leve-o ao veterinário. Alguns profissionais, sensíveis a situação, fazem preços sociais para este tipo de atendimento.

- Fêmeas no cio: é uma situação emergencial. Ligue para a Coordenadoria do Bem Estar Animal - COOBEA (48 3237-6890) informe sobre a situação. Agende a castração, possivelmente voce terá que levá-la no dia agendado.

- Ninhadas: se a cadela deu cria na rua, faça um abrigo para ela ficar mais confortável para alimentar os filhotes. Improvise uma casinha e alimente-a pelo menos os 45 dias da amamentação. Depois, é necessário desvermifugar, mamãe e filhotes. Quando o abdomêm da cadela não estiver mais dilatado pelo aumento das mamas é hora de castração. Ligue para a Coobea e agende. As entidades de proteção podem ajudar na busca de adotantes para os filhotes.

- Maus tratos: é crime ambiental. Denuncie. Vá a Delegacia de Polícia mais próxima e registre um boletim de ocorrencia e encaminhe para a Coobea.


- Após estes atendimentos: voce pode abrigá-los temporariamente em sua residencia. Entre em contato com uma associação de proteção animal e peça ajuda para adoção.
- Nada impede que este cão encontrado seja tratado e alimentado em seu "local de origem". Assim, acabam tomando o espaço como seu território facilitando o acompanhamento e reduzindo os riscos das peregrinações. Vale o bom senso neste caso ao escolher o local, pois nem todas as pessoas são simpáticas aos animais.
- Fotografe e crie cartazetes de adoção. Cole em pet shops, agropecuárias ou locais públicos que permitam a fixação deste tipo de material.

Procure as entidades de proteção no sentido de receber orientação. Não esqueça que assim como voce, existem dezenas de pessoas que procuram por ajuda diariamente. Seja um cidadão responsável e faça a sua parte.

Para ilustrar este post, seguem dois exemplos de humanidade e responsabilidade:


O primeiro é de uma protetora, que já envolvida com outros casos de proteção e resgate, não se omitiu nem deu as costas a mais uma situação urgente.


Este cocker idoso foi batizado de Chico. Encontrado no Terminal do Saco dos Limões, apresenta grandes lesões na pele em decorrência da sarna, e dores nas articulações por conta da idade avançada. Está morando temporariamente na casa da protetora, até que seja encontrado um novo lar para ele. Se vc quer ajudar o Chico, divulgue sua história!



Esta imagem vale mais que mil palavras.

Esta labrador, a Meg era uma matriz. Foi resgatada por uma protetora pois ela já nao tinha mais utilidade para seu proprietário. Chamo isto de descarte. Meg não ficou alheia a ninhada de gatinhos que também foi resgatado por esta protetora. Ela amamenta (mesmo sem ter leite) toda a ninhada. Singelo gesto de amor e comprometimento. Enviar para o Twitter

3 comentários:

  1. Eu queria ter uma grande fazenda. Ia por 19 mil animais nela... =*

    ResponderExcluir
  2. Manu, vamos te inscrever para o próximo Big Brother...rs...

    ResponderExcluir
  3. Que coisa mais linda !!! Eu amo os animais que tem amor sem preconceito...

    ResponderExcluir