03 abril, 2009

Amar é respeitar

Hoje pela manhã uma senhora me telefonou perguntando se eu tinha um poodlezinho. Num primeiro momento pensei que ela estaria interessada em adotar um cão. Não. A senhora estava procurando um "poodlezinho bem pequenino" para cruzar com sua poodle. Segundo ela, a cadela ja estava no 4º cio e ainda não havia "pego cria". Expliquei que não tinha cães para esta finalidade - reprodução e que era contra esta atividade ilícita e desumana. Respeito o direito das pessoas de desejarem cães com características próprias, as diversidade das raças foi desenvolvida para este fim, agradar somente o homem. Procuro orientar meus clientes quanto á intensão de comprar um filhote. Antes argumento sobre a possibilidade da adoção. Se o desejo e a decisão for mesmo o da compra, indico somente canil que cumpra as exigencias legais e sanitárias. Apesar de termos milhares de cães abandonados nas ruas, sem a mínima condição de sobrevivencia. Ai vai da consciência de cada um, julgar o que acha certo ou não.

O tema me fez lembrar dos inúmeros casos aterrorizantes que acompanhei e infelizmente continuo acompanhando na minha atividade de proteção animal. O ser humano ainda mantém a ridicula e romântica ilusão de que seu cão precisa criar pelo menos uma vez na vida. Que esta necessidade é fundamental para a felicidade do seu cão. O cio nos animais é puramente fisiológico. Animais não sentem vontade de namorar, nao precisam. Os animais precisam sim, de exercício, educação e respeito pelos seus instintos.


Precisamos acabar com o mito de que a castração é algo ruim. Pelo contrário, a castração só traz benefícios. È bom para a saúde e também para o cpmportamento. Nas fêmeas previne cancer de mama e útero. Machos tendem a demarcar menos o território. Diminuem as fugas e baixa a dominância. Mas sobre a castração, vai sair um post específico.


Para quem me lê e ainda não se convenceu de que é desumano e cruel colocar seu cão para procriar e depois de 45 dias (período que os criadores de fundo de quintal) arrancam os filhotes da mãezinha pois não vêem a hora de se livrar dos incomodos moradores, segue uma seção da realidade que muitos ainda desconhecem:



Esta fêmea da raça Teckel foi encontrada desnutrida. Cães desta raça possuem forte temperamento, são animais muito ativos. É possivel observar uma das mamas bem dilatadas, indício de que teve muitas crias.







Cães da raça Labrador são um bom (eu acho triste) exemplo de como a criação irregular é prejudicial para o animal. Cruzamentos feitos por pessoas leigas trouxeram vários desvios de comportamento, descaracterizando as virtudes desta raça.








Á esquerda cão da raça Collie e á direita cão da raça Boxer: Abandonados, famintos, machucados e doentes.






Existe uma grande chance destes animais serem fruto de ninhadas irresponsáveis. Portanto, é necessário refletir e imaginar para aonde estará indo seu "netinho". Voce desejaria um fim deste para ele? Como diz Antoine de Saint-Exupéry: "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas."



Todos os animais das fotos foram recolhidos ou resgatados por pessoas que trabalham na causa da proteção animal. Alguns deles já foram adotados e vivem uma nova oportunidade em um bom lar. Outros ainda esperam, hospedados na própria casa dos protetores(as), por uma nova oportunidade.
As fotos foram retiradas do perfil do orkut das protetoras Maura e Anitta Petry. Aproveito para parabenizá-las pelo trabalho que vai além da proteção. Educar é necessário.



Enviar para o Twitter

Um comentário:

  1. É exatamente isso Aninha.

    Animais não sentem a necessidade de cruzar, mas sim seus donos acham que versões pequenas de seus animais de estimação são "fofos" e "lindos", mas e depois? O que acontece quando filhote cresce e começa à roer a casa, mostrar os traços de sua personalidade? E se essa personalidade não agrada?

    Você foi muito pontual nas suas colocações e exemplos.

    Por mais essa, sou sua fã!

    ResponderExcluir